domingo, 8 de novembro de 2009

A propósito dos tiques de ditador de José Eduardo Bettencourt

Coloco a seguir a carta que o sócio do Sporting insultado por José Eduardo Bettencourt (o vergonhoso presidente do meu clube) publicou no «Sporting Clube de Portugal – Site de Apoio». Os insultos de José Eduardo Bettencourt, e as ameaças de instaurar uma ditadura no clube, estão aqui. Nunca pensei que um presidente do Sporting pudesse descer tão baixo. Hugo Chávez não faria melhor. E Salazar, se fosse vivo, haveria de telefonar-lhe a aplaudir, e se calhar ainda recebia um convite para integrar o Conselho Leonino (nem que para isso fosse preciso mudar os estatutos de um momento para o outro).
.
Caros sportinguistas
.
Na qualidade associado do Sporting Clube de Portugal, venho a público fazer esta delaração, pois sinto que o meu bom nome de sportinguista e de sócio do Sporting Clube de Portugal tem vindo a ser manchado.
Por isso, na sequência das declarações, pouco lúcidas, hilariantes e difamatórias, proferidas pelo actual presidente da Sporting Sad, o Sr. José Eduardo Bettencourt, e depois de já ter sido alvo de uma tentativa de agressão por parte desse senhor, venho por este meio esclarecer todos os sportinguistas sobre os seguintes pontos:
1) Lamento o facto de ao leme do Sporting Clube de Portugal termos um presidente que ofende os associados do clube que representa. Considero ser de muito mau tom apelidar de «cretinos» associados que, curiosamente, até contribuem para que o Sr. José Eduardo Bettencourt possa neste momento auferir de um salário mensal exorbitante como presidente da Sporting Sad. São ofensas dignas de quem já não possui sanidade mental nem competência suficientes para o cargo que ocupa no nosso querido clube.
2) Se efectivamente esses mesmos «cretinos» são apoiados e financiados, por pessoas que o Sr. José Eduardo Bettencourt sabe quem são, julgo então ser razoável que o mesmo diga publicamente a todos os sportinguistas quem são essas pessoas. Em relação a mim, a única coisa que posso adiantar é que não sou financiado nem apoiado por ninguém. Prova disso é que as dificuldades financeiras que tenho na minha vida pessoal me impedem de apoiar tantas vezes o Sporting como gostaria. Talvez se eu auferisse um salário igual ao do Sr. José Eduardo Bettencourt, talvez aí existisse essa possibilidade, mas infelizmente não é isso que acontece.
3) Em minoria ou maioria, julgo que num clube democrático como o Sporting Clube de Portugal todos os associados têm direito a emitir as suas opiniões. E lamento veementemente que o presidente do Sporting Clube de Portugal queira fazer do nosso clube uma anarquia ou uma ditadura, onde José Eduardo Bettencourt parece querer ser o «Salazar de serviço» e onde os sócios que querem emitir as suas opiniões são constantemente censurados e alvo de repressão policial no interior e no exterior do Estádio José de Alvalade. Entendo que o facto de muitos sócios do Sporting que partilham da mesma opinião, que foram identificados ultimamente pela polícia do Estado, depois do jogo com o Marítimo, sem que existisse uma razão aparentemente lógica ou coerente para que tais identificações acontecessem, mais não foi do que uma forma inequívoca de censura ditatorial que rege a política infame e incorrecta do Sr. José Eduardo Bettencourt e que infelizmente tem vindo a vigorar no Sporting Clube de Portugal com o mesmo senhor ao leme dos destinos da instituição.
4) Na mesma declaração feita pelo Sr. presidente José Eduardo Bettencourt apelidou também os sócios a quem se referiu como «anormais». Pois bem, é apenas mais uma afirmação que só lhe fica mal a ele e que não é digna de um presidente de um clube com o historial de mais de cem anos de existência como é nosso Sporting Clube de Portugal. Se o Sr. José Eduardo Bettencourt chama «anormais» a sócios do Sporting, então gostaria de lhe perguntar o que é que é normalidade? Normalidade é um clube como o Sporting, que paga aproximadamente mais de um milhão de euros mensalmente aos seus atletas da equipa principal, para estar em sétimo lugar na tabela classificativa da Liga Sagres? É normal esse mesmo clube ter uma equipa profissional que leva sete golos do Bayern de Munique na Liga dos Campeões num só jogo? Isso é que é normal? Então se para ele o normal é ver o clube na decadência e não ser capaz de tomar atitudes competentes, eu prefiro optar pela anormalidade e ter orgulho da mesma. Pois eu, com a minha competência anormal, já dei mais e já fiz mais coisas positivas pelo clube do que o Sr. José Eduardo Bettencourt com a normalidade da sua incompetência.
5) Diz o Sr. José Eduardo Bettencourt que vai combater ferozmente o terrorismo? Enfim… Cada vez tenho mais a certeza de que o Sr. José Eduardo Bettencourt se equivocou no país e no clube que escolheu para presidir recebendo salários milionários. Aconselho-o vivamente a ir presidir a um clube na Faixa de Gaza. É que, para o caso de ainda não ter percebido, eu ajudo-o, ele está em Portugal. Não quero combate a terroristas. Quero vitórias do Sporting Clube de Portugal. O terrorismo, a mim e a uma grande minoria de adeptos do clube, não nos preocupa. Preocupa-nos, sim, o facto de não ganharmos nada nem a ninguém.
6) Nas declarações do Sr. José Eduardo Bettencourt, foi referido o seguinte: «Não admito ter sócios desta qualidade no Sporting!». Pois bem, fique o Sr. José Eduardo Bettencourt a saber que quem não admite ter um presidente com falta de qualidade, carácter, profissionalismo, competência, sportinguismo e profissionalismo sou eu. E garanto-lhe que há uma grande minoria de adeptos e sócios que pensam da mesma forma que eu penso, por muito que isso lhe custe.
7 ) A minha noção de democracia, pelos vistos, é muito diferente da do Sr. José Eduardo Bettencourt. Para mim, democracia não é «correr» com «sócios do Sporting» do clube, apenas e só porque têm formas de pensar diferentes da dele. Um bom presidente ouve e respeita qualquer opinião, seja de que associado for.
8) Não consigo compreender também como é que é possível um presidente criticar tanto os associados que apenas querem e exigem vitórias do clube. Pergunto-me a mim próprio como é que isso pode acontecer, quando associados como o Sr. Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que tanto tem prejudicado o nosso clube nos últimos tempos, consegue ainda ser homenageado pela Direcção presidida pelo Sr. José Eduardo Bettencourt. Isso, sim, é um verdadeiro acto de terrorismo contra o clube.
9 ) Gostaria que o Sr. José Eduardo Bettencourt, que diz saber de tanta coisa, esclarecesse todos os sportinguistas sobre o que sabe. É que eu e todos os sportinguistas também queremos e temos o direito de saber o que é que ele sabe assim tanto e tão bem.
Por último, mas não menos importante, tenho a informar todos os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal que não me revejo nas críticas difamatórias das declarações proferidas pelo Sr. presidente do Sporting Clube de Portugal. Sou apenas e só um sportinguista. Não sou patrocinado por ninguém. Não sou pago por ninguém. Tenho apenas e só como objectivo defender o Sporting Clube de Portugal, clube do meu coração, das suas políticas que na minha opinião são incompetentes e prejudiciais para o clube. Não sou um pau mandado de ninguém e mais pessoas que partilham da mesma opinião que eu também não o são. Só quero o bem do Sporting, e acredito que o bem do nosso clube, neste momento, advirá da demissão imediata do Sr. José Eduardo Bettencourt do cargo que actualmente ocupa.
.
Wilson Teixeira
.
(Nota: texto editado)
.

1 comentário:

CLeone disse...

E o pior, António, é que vai continuar tudo na mesma. Memso o MOniz Pereira se comporta assim, de resto. Temo um novo ex-jogador a fazer de dirigente, um team manager (ena) especialista em arranjar entrevistas aos presidentes nos jornais desportivos nos dias das AG, um outro Nobre Guedes qualquer a fazer número e o Bettencourt, que nao teve dinheiro para contratar melhor que o Caicedo e o Angulo, agora vai pagar mais de um milhão à Académica... Cada vez mais saudades do Sousa Cintra e do Duque.
Abraço