quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os adeptos do Sporting mereciam mais consideração e empenho das pessoas que agora gerem o clube

Terça à noite – Sporting 2 (Vukcevic, Miguel Veloso), Fiorentina 2 –, mais uma desilusão. E também uma confirmação, a de uma época mal preparada, de forma pouco profissional, não se sabendo bem como se podem repartir as culpas entre a direcção do Sporting e a equipa técnica liderada por Paulo Bento. Os adeptos do Sporting mereciam mais consideração e empenho das pessoas que agora gerem o clube.
Confirmou-se o pouco profissionalismo de quem preparou a época – talvez até mais do que pouco profissionalismo, o desleixo –, mesmo num jogo em que a equipa fez a melhor exibição até agora, com alguns momentos em que chegou a mostrar um certo brilho. Isto aconteceu principalmente porque os bons jogadores (Liedson, João Moutinho, Miguel Veloso, Daniel Carriço ou Matías Fernández, por exemplo) estão a subir de rendimento. O problema é que a par de bons jogadores, e de uns quantos assim-assim, integram o plantel (e fazem normalmente parte da equipa titular) outros de péssima qualidade (Polga e Caneira são dois exemplos, e as indicações deixadas para já por André Marques também fazem recear o pior). Com tal desequilíbrio, que a equipa técnica e a direcção do clube ou não conseguem ou não querem ou não podem ver, é muito difícil que as coisas corram bem.
Depois, neste jogo, a juntar aos problemas próprios, o árbitro, que favoreceu de forma escandalosa a Fiorentina. Não é possível que os erros cometidos a favor da equipa italiana tenham sido fruto do acaso. Alguma coisa aconteceu para o árbitro ter agido como agiu, perdoando por exemplo várias expulsões à Fiorentina, coisa que não fez quando lhe surgiu a oportunidade de expulsar um jogador do Sporting. Em casos tão óbvios, e já que existe uma polícia europeia, devia haver uma investigação dessa mesma polícia. Já uma investigação da UEFA não me parece que faça sentido, por esta ser parte interessada no assunto – não tanto por organizar a competição mas pelo facto de ter nomeado o árbitro (e se ele se apresentou daquela maneira em Alvalade, a própria UEFA deveria assumir-se como co-responsável nos actos que ele praticou, de tão incompreensíveis que foram).
Foto: «A Bola»
.

1 comentário:

Manuel Ramalhete disse...

António:

Custa-me a aceitar que Paulo Bento seja mau profissional ou desleixado. Há coisas que eu não compreendo na estrutura do Sporting, mas – pelo menos por enquanto – não acredito na falta de empenho do Paulo Bento. Será, por exemplo, que a culpa do gesto de Vuk é atribuível ao Paulo Bento? Repare que o Miguel Veloso correu ao lado dele, tentando impedir o gesto e pareceu-me, até, que o estava a avisar por palavras. Todavia, o homem, para o bem e para o mal, é completamente "destemperado".
Mas, atenção, a comunicação social está interessada em desestabilizar o Sporting e, pelo menos nessa medida, devemos estar atentos para não nos deixarmos ir na corrente.
Por outro lado esta é a Direcção que temos e que foi recentemente sufragada. Demos-lhe o benefício da dúvida. Apesar de ter a idade que tenho eu não quero que o meu clube seja queimado na vertigem que se generaliza no nosso futebol. Eu quero um clube que me sobreviva.
Saudações Leoninas e um abraço.