segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Duas cartas

Deixo a seguir duas cartas publicadas no blog «O Leão da Estrela» . A primeira é um apelo de um sócio do Sporting, que como eu anseia (eu confesso que não tenho muita esperança de que possa acontecer) por tempos em que o clube se consiga livrar do grupo de pessoas que tanto mal lhe têm feito. A outra é da filha de um antigo jogador do clube, a quem os gestores (?) nem resposta deram; esta última carta é particularmente chocante e mostra bem o tipo de gente que tomou conta do Sporting.

CARTA ABERTA AOS SPORTINGUISTAS
Sou um sócio de bancada. Não sou nenhum notável nem barão do Sporting. No entanto, penso pela minha cabeça! É nestes momentos de frustração que aparecem mais participantes nos blogues e foruns de opinião. A minha opinião é mais uma e tem o peso de 20 anos de sócio! Também é nestes momentos que não se deve falar "a quente"! E há muita gente que fala a quente, que emite opiniões absurdas (José Mourinho no SCP, etc.).
Pois bem, eu não vou falar "a quente"! Julgo que todos aqueles que aqui vêm comentar diariamente ou frequentemente têm, tal como eu, um amor inquestionável pelo clube! Pois bem, dirijo-me a esses, pois são esses que estão dispostos a fazer sacrifícios pessoais pelo Sporting, abdicando muitas vezes de obrigações familiares, aqueles que pensam TODOS OS DIAS no Sporting!
É bom que todos façamos uma reflexão honesta sobre o que representou para O CLUBE (muito para além de meros resultados desportivos) estes 12 anos de "Roquettismo"! Sim, porque Dias da Cunha e Soares Franco são o refugo, as sobras desse traidor "projecto empresarial"! Não nos iludamos: nestes 12 anos quem esteve no poder mamou sempre da mesma teta! Mas o leite secou, acabou!!!
O que é que Sporting tinha então e o que é que o Sporting tem hoje? O que era a Instituição SCP então e o que é aquilo em que se transformou? Quantos sócios e adeptos tinha o SCP de então e quantos tem hoje? Estas perguntas podiam-se prolongar por muitas mais linhas, mas penso que já perceberam o meu ponto de vista!
Em conclusão: aquilo que é urgente para a sobrevivência do nosso clube, muito mais do que ganhar um campeonato, uma Taça de Portugal ou uma Taça da Liga, é neste momento fazermos TUDO o que estiver ao nosso alcance para afastarmos essa súcia de anti-sportinguistas que se apoderou do NOSSO SPORTING! Gente essa que, diariamente, conspurca o nome sagrado do nosso clube, que o desvaloriza, que o desfigura, que o agride, que o despreza, que o rouba, que o goza, que o vende, que, em suma, contribui para a sua extinção tal como o conhecemos e aprendemos a amá-lo!
É esse, SPORTINGUISTAS, o dever que temos perante nós neste momento miserável da nossa história institucional como grande clube que (ainda) somos! Essa guerra começa já amanhã! E não podemos dar tréguas a esta corja que tem no sócio anónimo leonino um alvo a abater! Há que atingi-los usando o principal trunfo que dispomos, e que eles não: O NOSSO AMOR PELO CLUBE! É isso que os vai derrotar e os vai escorraçar de Alvalade de uma vez por todas!
Peço desculpa ao "LEÃO DA ESTRELA" por este desabafo tão directo, mas esta minha revolta já a não a consigo conter e de certeza que muitos estão comigo! Conto convosco! Saudações Leoninas!
Leitor do LEÃO DA ESTRELA e Sócio do Sporting Clube de Portugal, devidamente identificado (carta enviada por e-mail, 06-01-2008)
FILHA DE CRAQUE SEM RESPOSTA
(..) Sou filha do Vadinho, craque do Sporting em 1958. Estou indo a Lisboa em Janeiro de 2008 e gostaria de visitar e conhecer o Sporting e o Estádio (palco de grandes jogadas e golos do meu pai). Gostaria de fotografar e trazer para meu pai a camisa do Sporting no centenário e outras lembranças. Quem devo procurar? Como devo proceder?Já enviei um email para o site do Sporting, mas não tive nenhuma resposta. Fico aguardando a resposta e contacto. Na certeza de que serei atendida, agradeço.
Jaqueline Ramalho Cordeiro (Brasil), enviado ao LEÃO DA ESTRELA por e-mail

Sem comentários: