quarta-feira, 2 de junho de 2010

Personagens estranhas

A revista «Ler» de Junho, que saiu hoje. Pediram-me algumas escolhas e eu optei por personagens estranhas de romances. Primeira, um português criado por Dan Brown e que se chama, imagine-se, Hulohot. Depois, Roberto Bolaño, o próprio, a fazer de personagem no inesquecível «Soldados de Salamina» (de Javier Cercas). Finalmente, as personagens de um romance de José Rodrigues dos Santos, todas com uma estranha característica: quando falam dizem «uh» (vá-se lá saber por quê).
.

1 comentário:

Manuel Ramalhete disse...

António:

Realmente, devem ser personagens estranhíssimas. De todas as que referiu, só tenho um palpite relativamente às do livro de Rodrigues dos Santos. Não serão, por certo, descendentes de índios norte-americanos. Se fossem diriam «hugh!» o que – apesar da remota semelhança –, não é a mesma coisa.
Mais do que isto não posso ajudar.

Embora não venha nada a propósito, digo-lhe que gostei muito do livro de Mário de Carvalho ("A Arte De Morrer Longe") que comprei no dia da sua sessão de autógrafos. Que humor aquele! Aquelas personagens têm tudo menos o serem estranhas. Consigo atribuir, pelo menos, uma cara conhecida a cada uma delas.
Também não vem nada a propósito, mas o meu neto está a gostar muito dos contos do "Sorriso". E ficou muito contente com o teor dá sua dedicatória. Ele é um dos raros “miúdos” que tem a sorte de passar férias numa aldeia do interior.

Um abraço.