quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Revista «human» de Outubro

(clicar na imagem para aumentar)
..
Nas bancas a partir de hoje, 30.09. Na capa, Miguel Júdice, António Quina e Manuel Forjaz. Mais informações sobre a edição aqui. Deixo a seguir o meu editorial…
.
Empreendedorismo e responsabilidade social
Empreendedorismo e responsabilidade social são dois dos temas em destaque nesta edição. Onde também falamos de planos de pensões (vistos como ferramenta de gestão de recursos humanos), damos a conhecer o Holmes Place – com a ajuda de Maria Bartolomeu, da respectiva academia de formação – e mostramos um projecto de mudança na gestão das pessoas da instituição que gere os aeroportos da Madeira e de Porto Santo.
No caso da responsabilidade social, são cinco os casos que escolhemos, da Sonae, da Novabase, da ROFF, da Liberty Seguros e da Fundação EDP. Instituições que ajudam na compra de equipamento médico para serviços pediátricos de oncologia, promovem a vinda de crianças de Chernobyl a Portugal ou apoiam o ensino de inglês e tecnologias de informação aos mais jovens. Entre outros projectos, todos eles capazes de as tornarem mais socialmente responsáveis. Ainda no âmbito da responsabilidade social, uma nota para a entrevista com Margarida Segard, que coordena uma rede que tem como objectivo promover aquilo que denomina como «uma nova cultura de responsabilidade social», rede que em cerca de um ano já conta, além das 14 entidades fundadoras, com mais quase duas centenas, sendo que o número não pára de crescer.
Quanto ao empreendedorismo, que faz a capa da edição, o que decidimos fazer foi entrevistar alguns protagonistas de projectos empresariais de sucesso, com relevância em Portugal. E eles falam de um país onde «o ambiente para os empreendedores é péssimo» e «ainda há muito para fazer ao nível da ‘simplexização’ da economia». Mas também dizem, por exemplo, que «aos empreendedores de raça, nada os faz parar» e que «há força suficiente para enfrentar os medos, empreender e inovar». Manuel Forjaz, António Quina e Miguel Júdice em discurso directo.

.

Sem comentários: