segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O livro censurado

O livro de José Cardoso Pires apreendido em 1952 pelo regime criminoso de Salazar e que até agora não tinha sido reeditado. «Histórias de Amor» tem finalmente uma nova edição, que sairá na segunda quinzena deste mês, nas Edições Nelson de Matos; edição que reproduz os cortes feitos em 1952 pela quadrilha do lápis azul, a Comissão da Censura, e ainda uma longa carta que José Cardoso Pires lhe dirigiu e três críticas então publicadas na imprensa (de Luís de Sousa Rebelo, Mário Dionísio e Óscar Lopes). A imagem da contracapa reproduz um retrato a óleo do escritor, de 1954, da autoria de Júlio Pomar.
.
Texto de divulgação da editora
A primeira edição deste livro foi publicada em Julho de 1952, pela Editorial Gleba, numa colecção de bolso intitulada «Os Livros das Três Abelhas», dirigida por Victor Palla e Aurélio Cruz.
Foi retirado do mercado pela Censura em 26 de Agosto de 1952.
Tendo sido possível utilizar o exemplar onde estão sublinhadas a lápis azul as partes do texto que motivaram a apreensão da edição, indicam-se nesta edição esses sublinhados, mediante a sobreposição de uma rede de cinzento sobre o texto original, mantido sem cortes.
José Cardoso Pires nunca mais publicou este livro na sua versão inicial, embora o tenha mantido sempre na lista das suas obras completas.
Alguns destes contos (excepção feita a «Romance com data», que permaneceu sempre inédito) foram mais tarde reescritos e incluídos na edição de «Jogos de Azar», publicada em 1963, pela Editora Arcádia.
Nesta edição conservam-se todos os contos na sua versão inicial.
José Cardoso Pires, então com 27 anos, decidiu reclamar da apreensão do livro junto dos Serviços de Censura. Primeiro, pessoalmente, tendo conseguido manter em seu poder o exemplar com a indicação dos cortes de censura que serviu de base a esta edição; depois, por escrito, logo em 26 de Outubro de 1952, através da carta que é conservada como anexo no final da edição.
Críticas de Mário Dionísio, Oscar Lopes e Luís de Sousa Rebelo, publicadas em 1952, são também conservadas, no final, como anexos a esta edição.
«Histórias de Amor»
Autor: José Cardoso Pires
Colecção «Mil Horas de Leitura», nº. 5
Revisão de Ana Cardoso Pires
Formato: 13,5x20,9
Nº. de págs.: 200
Preço com IVA: €20,00
ISBN: 978-989-95597-7-6
EAN: 9789899559776

.

1 comentário:

Anónimo disse...

António:

A quanta gente foi roubado o prazer de ler esse livro?

O mais triste é que andam por aí candidatos a ditadores com os seus homens de mão a escrever barbaridades. E barbaridades que nem nesse tempo se ouviam.

Um abraço.