segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Uma equipa sem grande valor

Não falo da equipa que entra em campo para jogar, embora essa não esteja a apresentar grandes resultados. Falo, isso sim, da equipa de gestores (?) do Sporting. É mesmo uma equipa sem grande valor. No remanso da sade (acho que nem fica mal escrever assim), estão a dar cabo do clube. Os jogadores, os da equipa que entra em campo, parte deles dão poucas garantias de sucesso, e o treinador vê-se que não é o paradigma da inteligência. Mas, como tenho vindo a escrever, não é substituindo o treinador, Paulo Bento, que se poderá conseguir inverter a situação; e mexer no plantel, construído em cima do joelho e revelando sobretudo um enorme desmazelo, agora é tarde demais. São os gestores (?), a incompetente equipa de gestores (?) capitaneada por Filipe Soares Franco mesmo sem braçadeira, a razão de ser da tragédia que cada vez mais ameaça abater-se sobre o Sporting. O Belenenses 1, Sporting 0, que nos deixa a catorze pontos do primeiro lugar, a quatro do segundo e a um do terceiro, só vem confirmar esta ideia. A situação actual do Sporting no campeonato lembra-me a segunda metade da década de 90 do século passado. Por exemplo, os tempos infelizes de Carlos Manuel, como foram infelizes os tempos de outros treinadores – Cantatores, Waseiges, «Chicos» (como dizia o impreparado futebolístico José Roquette) Vitais e por aí adiante. Uma vez, com Carlos Manuel a treinador, escrevi uma crónica chamada «O Leandro é um bom miúdo». Começava assim… «Nos últimos três jogos do campeonato nacional de futebol, em nove pontos possíveis o Sporting conquistou um. A equipa caiu na classificação até ao quinto lugar, escapando do sexto porque o Salgueiros escorregou. Está a dezassete pontos do Porto, a sete do Benfica, a seis do Guimarães e a um do Rio Ave.» Poucos meses depois, no fim da época (1997/ 98), confirmou-se a desgraça. Numa crónica chamada «Carlos, o chacalzinho», a certa altura escrevi… «Carlos, o chacalzinho, acabou por viver no Sporting a mesma luta que viveu há um ano no Salgueiros, a luta por um lugar na cada vez menos prestigiada Taça UEFA. O ano passado não o conseguiu porque o seu melhor jogador, o pequeno Abílio, falhou um penalty em Faro. Este ano conseguiu-o, e logo à custa de um jogador de pescoço pequeno, Vidigal, que mesmo assim chegou de cabeça mais alto do que os gigantes da defesa do Belenenses.» Será que não estamos agora a caminhar para algo parecido?

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é que você pode dizer que o Paulo Bento é para continuar??? E olhe, o senhor doutor Filipe Soares Franco é um grande presidente.
Saudações leoninas

Pedro Semedo

CLeone disse...

O Jesus deu um banho de táctica, ontem... e o Tiuí não parece ser grande coisa... o 3º lugar e a taça da SUperliga parece ser o melhor que se cosnegue, e memso assim será preciso melhorar bastante.
Abraço