segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Os segredos de José Mourinho

Fiz aqui referência a um trabalho sobre os segredos de José Mourinho, publicado na revista «Pessoal» deste mês. O trabalho é de Luís Bento, um consultor de gestão que parte de uma pergunta: «O que é que, de facto, torna José Mourinho um treinador de futebol de eleição?» Ele próprio responde, com a enumeração daquilo que considera serem as «características únicas» de um homem que nos últimos anos se tornou numa das figuras mais mediáticas do mundo. São 14 características, ou melhor, 14 segredos que têm vindo a fazer o sucesso daquele a quem chamam «special one» porque um dia, chegado a Inglaterra, não teve problemas em dizer, num inglês com sotaque luso, «I believe that I am special!», provando isso mesmo depois com resultados absolutamente extraordinários. Deixo a seguir as 14 características definidas por Luís Bento.
a) É um treinador que, no início da época, entrega aos jogadores um DVD com toda a informação sobre o respectivo papel individual e colectivo, a metodologia de treino que têm de seguir, os papéis que têm que desempenhar na equipa, o que a equipa e o treinador esperam do jogador, bem como uma análise global dos objectivos específicos que o jogador tem que atingir para justificar ser uma opção para o treinador. Informa os jogadores do contexto específico em que vão realizar o seu trabalho.
b) Informa-se detalhadamente sobre cada jogador das equipas adversárias, as suas características físicas e técnicas, estatísticas de produtividade, experiência, estrutura emocional. Transforma dados em informação e informação em inteligência futebolística (IF).
c) Define com rigor os papéis de cada elemento da equipa técnica e do departamento de futebol; recebem uma
job description
detalhada, contendo e definindo todas as responsabilidades individuais e todas as interacções que cada um deve estabelecer no quadro da equipa. Define os papéis de cada um.
d) Optimiza todos os factores do treino e do jogo. Não deixa qualquer probabilidade ao acaso. As suas decisões sobre o treino e sobre o jogo reflectem imensas horas de estudo prévio. Prepara alternativas para todos os imprevistos que possam ocorrer, mesmo aqueles que nunca podem acontecer (mas que acontecem). Preparação estratégica de acordo com a metodologia prospectiva (teoria dos cenários).
e) Apesar dos aspectos científicos, vê o futebol e o jogo em particular como um choque de emoções. Revela uma inteligência emocional acima da média e usa-a para despertar emoções nos seus jogadores e nas equipas adversárias. Não cedeu à visão matemática do jogo. São seres emocionais que são geridos de forma emocional. Dramatiza as situações como ninguém.
f) Durante o jogo, vê o essencial, ou seja, se a estratégia que preparou está a ter o efeito previsível sobre o adversário. Controla o efeito estratégico.
g) Os pequenos detalhes durante o jogo são todos preparados de antemão. Nada acontece por acaso. Ao contrário do que se diz, Mourinho não é teimoso, pois se verifica que as coisas não estão a funcionar como planeado avança com o «plano B» ou com o «plano C». Demonstra coragem no momento de escolher opções.
h) Dialoga permanentemente com os jogadores, mais a nível individual do que colectivo. Assim que detecta quais os pontos fortes do jogador, explora-os na sua plenitude e não se preocupa com os eventuais pontos fracos. Usa o potencial de cada um.
i) Não admite faltas de responsabilização por parte dos jogadores. Se um jogador se desrespeita a si próprio, não cumprindo os objectivos a que se propôs, e dessa forma prejudica a equipa, chama-o à atenção em frente dos colegas. Trabalha em equipa e como equipa.
j) Não tem apenas um curso de treinador e uma licenciatura. Durante cerca de 10 anos adquiriu competências em todos os domínios, ou seja, aprendeu a saber-fazer. E fê-lo, com humildade, ao pé dos mestres.
l) Preparou devidamente toda a sua ascensão ao topo, e quando lá chegou já conhecia as estratégias de comunicação que deveria desenvolver. Mas fê-lo com um cunho pessoal, não copiou ninguém. Revelou identidade.
m) E porque vivemos no mundo do simbólico, soube usar isso em seu favor como ninguém. Criou uma imagem distintiva e trabalha para a manter. Demonstra o que acha que deve demonstrar e não deixa de ser quem é. Apesar da exposição, preserva a sua intimidade e a sua vida familiar.
n) E enquanto muitos procuram imitá-lo, ele já está a pensar como pode optimizar o seu próprio rendimento e o rendimento dos que o rodeiam.
o) Usa a estrutura organizativa como factor de enquadramento e de responsabilização humana. O modelo organizativo não existe por si mesmo. Tem uma função específica de superação das fragilidades humanas.

***
Luís Bento refere ainda... Os segredos de José Mourinho não têm a ver com conhecer estas dimensões da gestão de pessoas e recursos, muito embora sejam raros os treinadores de futebol que as sabem entender. Os segredos de José Mourinho têm a ver com optimizar cada dimensão da gestão de uma forma integrada e sem vacilações, fazendo-o com a profunda convicção de quem sabe que trabalhou muito e que nada deixou ao acaso. Não se admire o leitor se, num qualquer livro de gestão, encontrar por aí estas recomendações para quem está ao leme de uma empresa, pois na verdade o futebol é a verdadeira essência do significado da palavra «empresa»: conjunto de pessoas que se propuseram atingir algo em conjunto.

Sem comentários: