quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O homem que queria ser consertador de redes

Uma vitória tranquila, pelo resultado, mas quase com setenta minutos de intranquilidade, até ao primeiro golo. O Sporting 3 (Liedson, Vukcevic 2) - Beira-Mar 0, para a Taça da Liga, parece que misturado com os quatro a zero ao Lagoa da Taça de Portugal está a deixar Paulo Bento optimista (a julgar pelas declarações). Receio que não seja caso para tanto, bastando para isso pensar no nível dos dois adversários. Fica-me uma imagem do jogo… Aos dez minutos, depois de um remate ao lado de Vukcevic, a rede da baliza do Beira-Mar rompeu-se. Purovic, que até tinha conseguido fazer o passe para o colega, foi-se logo meter a arranjá-la. Quando vi aquilo, pensei que estava ali o futuro deste avançado (?) que um dos gestores (?) do Sporting nalgum momento de desvario (ou de humor, nem sei) foi desencantar. Consertar redes de balizas, poderia ser a vocação de Purovic, que desde que chegou se percebeu não ter nascido para o futebol. Mas nem isso. O árbitro não aceitou o conserto de Purovic e o jogo esteve interrompido alguns minutos para que um funcionário aparentemente mais preparado resolvesse o problema. O jogo recomeçou a seguir, com Purovic de novo a tentar sem resultados ser jogador de futebol e o Sporting a jogar com dez.

5 comentários:

CLeone disse...

com nove, o Romagnoli é uma nulidade completa (aliás: oito e meio, porque Moutinho na ala para o Romagnoli ficar no meio é cortar or endimento dele...). Já o Pereirinha bem podia fazer ala com o Abel no Domingo...

Anónimo disse...

António:

Escrita bem humorada em fase de descompressão.

A minha pergunta é: Como chegou ele a jogador internacional?

Algumas referências:
1 -Milan Purovic (Estrela Vermelha de Belgrado) - 1985-05-07 (21 anos)

Contratado ao Budocnost em 2005, onde apontou 12 golos é um avançado de grande porte atlético (1m 93 e 71 kg) que esteve até recentemente em Portugal no Europeu de sub-21. Apesar de ser muito alto, tem técnica, e mobilidade.

O Fc Porto chegou a manifestar interesse no avançado, pois Co Adriaanse admirava muito as suas qualidades. O jovem possui um forte jogo de cabeça e revela uma capacidade de finalização acima da média. Com Nikola Zigic, faz uma dupla de sucesso no ataque do Estrela Vermelha, que já levou o clube a vários títulos. O emblema de Belgrado encontra-se desde há largos meses em dificuldades financeiras, pelo que Milan pode deixar a cidade a baixo custo.
(in
http://olheiro.blogsome.com/)
------------------------------
2-
«Milan Purovic
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Milan Purović Informações pessoais
Data de nasc. 7 de Maio de 1985 (22 anos)
Local de nasc. Podgorica, Montenegro
Falecido em
Local da morte ,
Altura 1,93 m
Peso 85 kg
Informações profissionais
Clube atual Sporting
Número 9
Posição Avançado
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (Gols)
2004-2005
2005-2007
2007- Budućnost Podgorica
Estrela Vermelha
Sporting 25 (12)
46 (17)
12 (2)
Seleção nacional
Montenegro

* Partidas e gols pelo clube professional
contam apenas jogos da liga e
e estão atualizados até 18 de Janeiro de 2008.

Milan Purovic (Podgorica, 7 de Maio de 1985) é um futebolista montenegrino, que joga actualmente no Sporting Clube de Portugal.

O ponta-de-lança esteve em Portugal, ao serviço da seleção montenegrina de futebol, durante o Europeu de sub-21.

Na época de 2005, Purovic marcou um golo no Estádio Municipal de Braga, num jogo entre os arsenalistas e o Estrela Vermelha, a contar para a Taça UEFA.

Nas últimas três temporadas no campeonato sérvio, Purovic apontou 22 golos em 49 jogos, enquanto com a camisola da selecção, o avançado tem cinco tentos em 19 encontros, na actualidade pertence ao Sporting Clube de Portugal».
------------------------------
3-
«Milan Purovic (Estrela Vermelha): ainda no plantel do Campeão Europeu de ‘91 podemos encontrar Purovic, outro jogador que se destaca pela sua envergadura física, e que no decorrer do Europeu de Sub’21 chegou a ser mencionado como estando referenciado pelos portistas. A Purovic falta no entanto ‘limar arestas’ para se tornar num ponta-de-lança eficaz, mas tem no entanto o talente necessário para ser trabalhado.»

(in Lugar Cativo, 3 de Agosto de 2006, a propósito de reforços que poderiam interessar ao FC Porto de Co Adriaanse)

Um abraço.
---------------
Disclaimer: Não tenho qualquer responsabilidade por erros ortográficos ou outros, no que respeita às referências citadas. Já me bastam aqueles que estou sujeito a cometer.

Anónimo disse...

Amigo

Purovic até pode ter sido, noutra encarnação, campeão do mundo pelo Brasil em 1958, em 1962 e em 1970. Pode até ter brilhado nesses campeonatos, umas vezes com o nome de Garrincha, outras sendo conhecido pela alcunha de Pelé. Mas agora, no presente, o presente do Sporting, é mesmo o exemplo da indigência ao serviço do futebol (na volta, ao serviço do Futebol Clube do Porto). Mas há quem o considere como futebolista; ainda no jogo de ontem um comentador (António Tadeia) disse que o problema dele era o tipo de opções tácticas do Sporting, que não se coadunam com um jogador como ele, imagine-se (Tadeia disse mesmo isto), «tipo Jardel».

António

CLeone disse...

a wikipédia, que grande fonte...

Anónimo disse...

António:

Estou de acordo, mas que é um mistério ter jogado no Estrela Vermelha e na selecção, lá isso é.

Quanto a António Tadeia, cultiva um humor muito "britich".

Saudações Leoninas.