sábado, 11 de abril de 2009

Recordações

Fala-se aqui desta rapariga (Françoise Hardy) que agora já não é uma rapariga, e fala-se de uma canção muito, mesmo muito bonita, de 1962 (há outras versões, por exemplo esta ou esta, mas nunca é a mesma coisa). Gosto muito desta canção de Françoise Hardy, que devo ter ouvido pela primeira vez, nem sei, uns quinze anos depois de ter aparecido (a canção é seis anos mais velha do que eu). Se fosse para dizer uma das minhas canções preferidas, não seria despropositado falar desta. Uma vez fui a uma escola secundária do Porto (EB2/3 Francisco Torrinha) falar com os alunos, que andavam a trabalhar um conto chamado «A Chegada Tardia do Macaco», de um livro meu (é a história de um macaco enviado pelo Ministério da Cultura para abrilhantar a festa da inauguração de uma livraria, mas pelo meio tem uma história de amor). A professora que organizou a ida à escola perguntou-me cerca de um mês antes por uma canção de que eu gostasse muito e eu falei-lhe em «Tous les garçons et les filles», de Françoise Hardy. Na visita eu já nem me lembrava da situação e fui surpreendido pelos alunos, que tinham um coro e prepararam a canção para cantarem nessa altura. De coisas que tenham a ver com os meus livros, talvez tenha sido a situação que mais me tocou.
.

2 comentários:

adsensum disse...

Ainda hoje é lindíssima, não é?
Refiro-me à Françoise. (Claro que à música também.)

Luís Graça disse...

Vejo bastante a Françoise Hardy no canal TNT. Passam muito um dos meus filmes de culto: "Grand Prix", de John Frankenheimer.
E a Fraçoise Hardy é a namoradinha do segundo piloto da Ferrari (no filme), Nino Barlini. O primeiro piloto (Jean-Pierre Sarti) é interpretado pelo Yves Montand.
O filme também é um magnífico fresco de época.