domingo, 14 de janeiro de 2007

Deve haver aqui algum erro

Copio esta notícia do site do «Público»…

Estudantes indianos de direita contestam atribuição do grau
Doutoramento de Cavaco Silva provoca manifestação em Goa
14.01.2007 - 12h01 PUBLICO.PT, : Nuno Simas/Lusa
O doutoramento honoris causa do Presidente português Cavaco Silva, atribuído hoje pela Universidade de Goa, foi marcado por uma manifestação de alunos que protestavam contra a entrega deste grau a um cidadão estrangeiro, algo que acontece pela primeira vez naquela faculdade.
Os cerca de 30 manifestantes, que foram detidos pela polícia, empunhavam cartazes com inscrições em inglês e hindi como "abaixo o imperialismo" e "14 de Janeiro - Dia negro para a Universidade de Goa".
Este incidente deu-se em frente à Kala Academy onde decorreu o doutoramento em literatura de Cavaco Silva, que não assistiu à manifestação.
Esta é a primeira vez que a Universidade de Goa entrega o doutoramento honoris causa, tendo escolhido um cidadão estrangeiro para o efeito.
Segundo os manifestantes, a organização estudantil de direita criticou a entrega deste grau académico e defendeu que essa distinção devia ser dada a goeses ou indianos.

Não me interessa a manifestação dos estudantes, embora a compreenda, especialmente pela figura escolhida. Mas em literatura???
Nota - Este post não é o original; alterei, a pedido de várias famílias, a comparação que fiz inicialmente (e que esteve on-line durante um bocado) para mostrar como a situação é completamente descabida. De qualquer forma, aceito aqui sugestões nos comentários (respostas à pergunta «A que é que se pode comparar a atribuição de um doutoramento honoris causa em literatura a Cavaco Silva?»).

Sem comentários: