sábado, 29 de julho de 2006

O desconvite

Leio na comunicação social excertos de um comunicado da pianista Maria João Pires. As referências a Portugal, «que se comporta sem qualquer interesse pelas gerações futuras ou por projectos que incentivem valores morais, solidariedade, educação, respeito e amizade», fazem-me recordar um episódio de há dois ou três anos. Passou-se comigo. A biblioteca municipal da minha terra, Monchique, no Algarve, convidou-me para uma das sessões de conversas com escritores que promovia com os leitores. Aceitei e alguns dias depois recebi um exemplar do convite que estava a ser enviado para divulgar a iniciativa. Mais uns dias, já com a data a aproximar-se, telefonaram-me a pedir muita desculpa mas que a sessão ficava sem efeito; tudo porque o vereador da câmara responsável pela cultura tinha mandado cancelar todos os eventos culturais em Monchique durante uma semana (precisamente a que incluia o dia da sessão em causa). Pediram-me também para devolver o exemplar do convite que me tinham dado, mas eu recusei. Ainda hoje o guardo comigo.

Sem comentários: