Em curso


Excertos dos livros que estou a escrever


Romance

E por isso foi andando dentro da estrutura da porta, uma volta, duas voltas, três, pessoas a entrarem e a saírem, e ele naquilo, até que sem perceber como, sem ter a mais pequena ideia do funcionamento do seu corpo naqueles momentos, conseguiu voltar a ser dono dos próprios movimentos e alcançou o interior do café. Estavam a menos de dez metros um do outro. Ela sorriu-lhe.


Livro de contos

Nos dias seguintes continuou a dizer o mesmo, mas já pelas ruas da vila, sendo que nem ia trabalhar. Não porque não quisesse, mas porque logo na primeira vez em que voltou à câmara fartou-se de gritar que o vereador e a assessora tinham estado em cima da mesa da sala de reuniões a tratarem das grandes opções do plano.


Novas aventuras do pequeno Tukie

Era a primeira vez que ele via a raposa que andava a visitar os cães no monte. Àquela hora do fim da tarde já começava a escurecer, mas percebia-se-lhe bem a cor do pêlo. Castanho, um castanho acinzentado, bem diferente do cor-de-laranja das raposas dos livros, como alguns de histórias que o pequeno Tukie tinha no quarto. E também dos desenhos animados que passavam na televisão.
– Mesmo assim é uma raposa bonita – disse o pequeno Tukie.



As pequenas viagens

Viro-me de novo na direcção do homem caído sobre o banco. Pouco passa das duas da tarde. Uma sesta, ou então uma bebedeira. Ou o Corta-cabeças, penso de repente, numa recaída, e viro-me para trás.