Vítor Constâncio. Por estas e por outras. O rosto da incompetência..
Ainda a minha passagem pela feira do livro de Lisboa, de que falei aqui . Depois de ter estado nos autógrafos no stand da Quetzal, convidaram-me para tomar um café e calhou ser junto à praça Leya. Acabei por entrar lá para falar ao Agualusa e até deu para ver o Lobo Antunes (com ar um pouco debilitado e um gelado a tremelicar-lhe nas mãos). Enquanto tomava o café, reparei que na mesa ao lado estava um dos polícias do caso BPN. Estava sozinho, a apanhar sol, enquanto lia um romance. Se fosse um jornal, ainda podia ser que estivesse nalguma operação de vigilância, com um buraco algures nas páginas (a vista sobre Lisboa é óptima). Mas como era um livro, e daqueles calhamaços, devia estar mesmo a ler.
Depois da ida de Oliveira e Costa à Assembleia da República, e do que disse, mais notória fica a incomodidade com a presença de Dias Loureiro no Conselho de Estado. E a vergonha que essa presença constitui. Aliás, para percebermos isso, nem era preciso termos as revelações de ontem de Oliveira e Costa. Cavaco Silva criou um enorme problema ao nomear Dias Loureiro para o Conselho de Estado, uma pessoa que nada recomendava para o lugar já antes do que se vai sabendo do BPN. Confundiu as coisas. Foi leviano. Lugares como o que Dias Loureiro ocupa não são para distribuir pelos amigos. Tudo parece, afinal, uma brincadeira. E não é a primeira vez que Cavaco Silva parece brincar com coisas sérias.Nota: pouco depois de publicado este texto, foi anunciada a renúncia de Dias Loureiro ao cargo de conselheiro de Estado...
(clicar na imagem para aumentar)
O livro que estou a acabar de escrever chama-se «O Sorriso Enigmático do Javali». Vamos a ver se fica mesmo com este título. Em princípio sim. Deixo aqui um bocadinho, muito, mesmo muito pequenino…
Sessão de autógrafos do romance «Uma Noite com o Fogo»: Sábado, 16 de Maio, pelas 15 horas (stand da Quetzal).
Publiquei este texto na revista «human» deste mês. É do meu amigo Luís Bento. Não resisto a colocá-lo aqui.
Está disponível aqui uma crítica de Ana Morgado ao meu romance «Uma Noite com o Fogo». Vem na edição deste mês da revista «Os Meus Livros».
Os belíssimos textos de Fernando Sobral no «Jornal de Negócios», de 2004 até agora. Edição Bertrand para «Os Anos Sócrates – O Grande Jogo da Política Portuguesa», com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.