Biografia

António Manuel Venda nasceu em Monchique, no Sul de Portugal, em 1968.
Publicou dez livros de ficção («Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade», contos; «Os Abençoados Fiéis do Senhor S. Romão», narrativa; «Até Acabar com o Diabo», romance; «O Velho que Esperava por D. Sebastião», contos; «Os Sonhos e Outras Perigosas Embirrações», romance; «O Medo Longe de Ti», romance; «O Amor por entre os Dedos», contos; «O que Entra nos Livros», romance; «Uma Noite com o Fogo», romance; «O Sorriso Enigmático do Javali», narrativa). Destes livros, alguns receberam prémios literários, do Instituto Abel Salazar, do Centro Nacional de Cultura, da Câmara Municipal de Almada, da Secretaria de Estado da Cultura e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Escreveu centenas de crónicas, algumas das quais organizou em dois livros de histórias que podem ser lidos neste blog: «Os Golos de Jardel Nunca Foram Imortalizados numa Canção» e «Políticos, Esses Animais».
Percurso académico: fez os estudos no Algarve até à entrada na universidade em Lisboa, onde concluiu em 1991 a licenciatura em «Gestão» (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa); estudou depois na Alemanha (Fachhochschule für Witschaft – Pforzheim); é pós-graduado em «Marketing» e em «Mercados Financeiros».
Percurso empresarial: trabalhou num banco, numa sociedade financeira e numa empresa de recursos humanos durante a década de 1990; depois foi durante vários anos director de uma revista de gestão e de um portal da mesma área; foi um dos fundadores, em 2008, da empresa Just Media, de que é director editorial. 
Percurso político: foi vereador da câmara municipal da sua terra, tendo depois integrado a assembleia municipal. 
Outros trabalhos: escreveu em 2004 um livro ligado ao tema dos recursos humanos em Portugal, com a história de quatro décadas da associação que no nosso país reúne os profissionais da área («40 Anos de Gestão das Pessoas em Portugal – a história da APG 1964/ 2004»); escreveu em 2011 um outro livro, com a história da EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, criada em 1971 («EPUL 40 Anos»); dirige editorialmente na Just Media a revista «human», o «Suplemento RH – human OJE» (publicado em parceria com o jornal «OJE») e o portal «HUMANet» (www.human.pt), para além de ter responsabilidades noutras publicações.